sexta-feira, 23 de setembro de 2022
domingo, 1 de maio de 2022
DIA DO TRABALHADOR: SERÁ QUE TEM-SE O QUE COMEMORAR?
Dia 01 de maio, comemora-se o dia do trabalhador! Neste ano de 2022, muitas coisas levam ao trabalhador não ter o que comemorar. Entre eles, o direitos retirados, que vêm se aplicando em alguns anos atrás. Os servidores públicos são mais afetados, pois em alguns setores, os salários estão congelados, e em outros, com a Lei Federal permite que seja realmente concedido alguns direitos, alguns Gestores procuram meios de não conceder esses direitos, e sempre procuram brecas nas Leis para assim vos favorecerem. Pode-se entender que esses Gestores possivelmente pensam que são donos das empresas públicas, e praticam o que bem entendem, contrariando os direitos dos trabalhadores. Lembrando que que Governa um País, é temporário; que governa um Estado, é temporário; que governa em um Municipio, é temporário, pois qualquer um desses sistemas de governo é público, e não privado. Isso quer dizer que só administra, quem o povo quiser. Fatos assim estão acontecendo em vários municípios do nosso país, onde alguns gestores se recusam a cumprir as Leis Federais sobre o Piso Nacional de Salários. Assim, há muita hipocrisia nesse dia de hoje, em que muitos fingem que apoiam o trabalhador, parabenizando-os, enquanto na verdade, são sempre contra a classe trabalhadora. Também no setor privado, que o salário é mínimo. Mínimo mesmo. Com o poder de compra cada vez mais baixo, o trabalhador tem se desdobrado como pode, para manter suas necessidades básicas. Relembrando que os preços dos combustíveis estão aumentando, e com isso, atinge também os preços dos ítens de consumo diário. E as coisas estão desenfreadas, e dessa forma não sabe-se onde vai parar.
Só uma coisa quero deixar para finalizar: em muitas redes sociais, algumas pessoas que poderiam ( e podem) ajudar a classe trabalhadora e não estão fazendo - pelo contrário, apoiando desmandos e desumanidade de alguns gestores, estão parabenizando os trabalhadores pelo seu dia. Parabenizar só porque produzem para as empresas crescerem e o país crescer também? E não têm seus direitos mantidos? Ondes estão aqueles que são eleitos para representarem o povo, a minoria, a classe trabalhadora? Então se pode fazer e não pode, não parabenize o trabalhador, pois isso chama-se HIPOCRISIA!
sábado, 2 de abril de 2022
sábado, 5 de março de 2022
INCERTEZAS NA IMPLANTAÇÃO DO REAJUSTE DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO EM GUAMARÉ
No dia 22 de fevereiro de 2022, o prefeito de Guamaré-RN, fez o seu pronunciamento na Câmara Municipal, sobre os trabalhos anuais do executivo e Legislativo do ano em curso.Em seu discurso, o prefeito mencionou sobre o Piso Nacional do Magistério - (o qual foi concedido reajuste pelo Governo Federal), - que os professores já ganhavam acima do Piso Nacional de Salários. Isso contribuiu para um entendimento em que não há reajuste para o ano letivo de 2022 - e isso também dar-se a entender que o prefeito desconnhece a Lei do Piso Nacional de Salarios do Magistério, como também a Lei 500/2011, a qual esta última, foi iniciada e concluida na gestão do pai dele. Assim, a categoria tem buscado soluções e negociações através das intituições representativas, e também espera que os vereadores trabalhem em prol dessa solução, e que não se tenha no municipio, outros problemas que venham prejudicar a educação.
O prefeito citou que estava com um grande desafio, que era a implentação da Lei do Piso nacional dos professores. Não somente nós - disse ele - mas quase 80% dos municipios e Estados já estão implantando o Piso Nacional de Salarios. Nessa temática, Guamaré tem um fator a ser ponderado: Além do Plano de Cargo e Carreiras para os professores que temos em Guamaré, quase 98%, praticamente todos os professores efetivos, já recebem mais que o piso 2022, que é 3.845,63. E ressalto que hoje, somos o municipio que melhor paga aos professores em todo o Estado. Seja na Rede Municipal, ou na Estadual. Nosso desafio: é encontrar os meios financeiros legais, para implementação do Piso. Pois hoje o impacto nas contas públicas, pode ultrapassar mais de 2 milhões por mês. Quero destacar a grande importancia dos trabalhos realizado pela nossa classe de professores aqui. Mas precisarei de toda ajuda possivel, dessa Casa legislativa, a fim de achar uma solução para o impasse e, nós vamos encontrar.
"Esperamos que seja encontrada essa solução, e que não demore muito para acontecer. Abrir Concurso Público, Enxugamento da Folha da Educação, provavelmente, não haveria grande impacto.
Aqui deixo aberto para comentários e opiniões. Assim caso não ser solucionado, pode-se procurar outros meios legais para tal situação. Aprova-se em outras Gestões em que não demorava a resolver esse impasse, e que a Casa do Povo nunca foi contra.Espero que dessa vez, também não seja diferente, e que se procure a ajudar resolver o mais breve possivel.