terça-feira, 10 de setembro de 2013

SEGURANÇA DO TRABALHO É CURSO COM MAIOR OFERTA EM MINAS GERAIS

Segurança do trabalho é curso com maior oferta em Minas 

(SEGUNDO O SITE DO MEC)

Sexta-feira, 06 de setembro de 2013 - 17:41
Em 33 cidades de Minas Gerais ainda existem vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. A formação, que é gratuita, abrange várias áreas – da saúde à informática, do agronegócio à petroquímica, do turismo à construção de instrumentos musicais.

A pesquisa nos 33 municípios encontrou duas áreas de formação que se destacam pela abrangência – o curso técnico em segurança do trabalho têm vagas em Betim, Caparaó, Formiga, Pouso Alegre e Uberlândia. Nessas cidades estão abertas 13 turmas com opções pela manhã, tarde e noite. Outra área é o meio ambiente. Nesta, existem vagas em Betim, Brumadinho, Frei Inocêncio, Manhuaçu e Vespasiano. No conjunto, os municípios ainda têm vagas em nove turmas.

Assim como cidades de Minas Gerais, o Pronatec oferece cursos técnicos em municípios das cinco regiões do país para jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio em rede pública ou como bolsista integral em escola privada. As inscrições estão abertas até 16 deste mês, pela internet.

Atento às mudanças sociais do país, o Ministério da Educação abriu também cursos técnicos para reabilitação de dependentes químicos, cuidados de idosos e orientação comunitária. Nesta edição do Pronatec, Minas Gerais ainda tem vagas no curso de reabilitação de dependentes químicos nos municípios de Formiga e Porteirinha; em cuidados de idosos, em Betim e Porteirinha; em orientação comunitária, em Betim e Frei Inocêncio.

Ludoteca – Em Minas, os municípios de Lagoa Santa e Sabará têm vagas no curso de ludoteca. A formação tem 800 horas e prepara o profissional para receber e orientar crianças, jovens e adultos em ambientes de recreação e lazer. O mercado de trabalho desse profissional é variado – escolas, creches, hospitais, clínicas, empresas privadas, casas de festas, shopping. Em Lagoa Santa o curso tem início na próxima segunda-feira, 9, e será concluído em 30 de novembro de 2014; em Sabará, as aulas iniciam em 21 de outubro e serão encerradas em 31 de outubro de 2014. Nas duas cidades, o curso é noturno.

Catálogo – Para orientar os candidatos a cursos técnicos, o Ministério da Educação elaborou um catálogo. Ele contém informações sobre como é o curso, as habilidades exigidas do candidato, em que atividades o técnico pode trabalhar, o número de horas da formação, entre outros dados. O ministério recomenda que antes de fazer a inscrição o aluno acesse o Catálogo para conhecer o curso que pretende fazer.

Requisitos - Para concorrer às vagas do Pronatec, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. A consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente, pois a garantia de ocupação só é conseguida pelo aluno quando ele faz a matrícula.

Quando o inscrito não faz a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retorna para o sistema e é aberta novamente.

Documentos para a matrícula – levar os originais e cópias:

  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Histórico escolar do ensino médio
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de identidade profissional.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Título de Eleitor e comprovante de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos
  • Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino
  • Comprovante de residência
  • Uma foto 3x4, recente.

A inscrição deve ser feita na página do Pronatec na internet. Ali, o candidato encontra dados como a instituição responsável pelo curso e certificação, o número de horas de cada curso, o turno em que é oferecido, a data de início e de término da formação.



FONTE: PORTAL MEC - http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19053

Nenhum comentário:

Postar um comentário