sexta-feira, 20 de julho de 2012

VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE acontecerá em setembro

A VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE já tem data marcada. De 19 a 21 de setembro, trabalhadores em educação do país inteiro se reunirão em Recife, Pernambuco, para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.
A Conferência marca a inserção do país na primeira jornada pedagógica latino-americana, organizada pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), com o objetivo de fortalecer a aproximação cultural dos povos da região, em um momento em que o continente vive novas realidades política, econômica e social. A jornada acontece simultaneamente nos países da Região em setembro, mês em que Paulo Freire completaria 91 anos. A ação é fruto do encontro realizado em dezembro de 2011, em Bogotá, na Colômbia, do qual participaram vários representantes dos sindicatos filiados à CNTE.
Trezentos inscritos participarão da Conferência no Brasil. As discussões terão como foco o novo Plano Nacional de Educação e as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, que tem exigido, de um lado, a ampliação do direito à educação de qualidade e, de outro, uma maior qualificação dos/as trabalhadores/as para atender as crescentes demandas da sociedade.
Com relação aos aspectos da pedagogia nacional, o encontro vai pautas os ensinamentos de Paulo Freire para a escola pública, buscando fortalecer os elementos que dão sentido à qualidade socialmente referenciada da educação. (CNTE, 18/07/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário